quarta-feira, 26 de setembro de 2018

O vitral e os novos olhares

E o Facebook me trouxe este texto (publicado há um ano) nas recordações de hoje... Decidida a postagem! (Cá para nós, quando eu estou inspirada é cada textão lindo né?)

Se eu tivesse que definir este ano com poucas palavras eu escolheria apenas duas: novos olhares. Dos novos olhares surgem novas percepções, conceitos, significados, atitudes, sentimentos... Algumas vezes estes novos olhares vêm de outros olhos que não os seus. Um exemplo é este vitral. Passei anos subindo essa escada e entrando por aquela porta ali no cantinho da foto para acessar meu local de trabalho. Foram anos sem perceber o vitral. "Como assim, Conça?" "É impossível não ver o vitral". É impossível não ver, mas é perfeitamente possível não perceber. Eu não percebia. Até o dia em que, conversando com um colega sobre fotografia, ele me mostrou uma imagem que fez do vitral, com o celular mesmo. Pelo olhar dele eu percebi as cores, os detalhes, a beleza, a poesia, o valor histórico de um objeto que estava ali o tempo todo ao alcance da minha visão. 

O tempo passou e já não preciso mais subir essa escada e nem entrar por aquela porta diariamente, porque estou em outro setor. Hoje, entretanto, desci pelas escadas e percebi novamente o vitral. Não foi uma percepção como a primeira, veio como uma metáfora. Eu fui o vitral para mim mesma durante muito tempo. Eu me permitia ser como a porta, objetiva, funcional, de utilidade imediata, no canto da foto. Hoje eu sou o vitral, no centro, em destaque. 

Esta nova percepção trouxe à lembrança aquela conversa, aquele colega querido e tudo que aprendi com ele na pouca convivência que tivemos. Não foram lições técnicas, foram lições de vida. Hoje ele já está aposentado e há tempos não o vejo, mas carrego comigo os ensinamentos que ele tão generosamente, naturalmente e verdadeiramente compartilha. Conhecimento só multiplica quando a gente divide, seja ele qual for - uma teoria matemática, uma norma gramatical ou uma experiência que vivemos. Gratidão resume, admiração define. 


Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário